domingo, 24 de agosto de 2008

Morangos, ... morangos da Lúcia !!


Você já esteve em um morangal ?!?! Você já participou da aventura que é colher morangos ?!?!? Eu já !! Yesssssssss
Tenho uma amiga, Lúcia, que me proporcionou essa experiência!!
A família da Lúcia mora na Estiva, cidade conhecida por seus morangos.
Quando vamos pra casa da vó e do vô (pais da Lúcia) voltamos vermelhos, manchados de terra preta, suados, cansados e felizes !! Como dá trabalho colher morangos, ..cansa que só !! Como eu não entendo nada de plantação e nem de colheita de morangos os parentes da Lúcia e a própria sempre me ensinam como colher, escolhem o morangal mais adequado. São pessoas trabalhadoras, simpáticas que transformam as minhas experiências em colheita uma diversão !!
Conheço a Lúcia já faz um tempo e toda vez que ela se refere a própria mãe ou ao pai é sempre: "pedi pra vó ou fala lá c/ o vô", certo ?!?! Certa vez, depois de um tempão de convivência, eu perguntei pra "vó" se ela tinha nome porque eu desconhecia !! kakakkaka
Isso tudo pra dizer que a Pavlova que eu fiz tem morangos da Estiva, da família da Lúcia ( Sô Jairo também!!), da vó ( Dona Teresa, pode ser c/ Z) e do vô ( Seu Aristeu), tem a Rosinha, o Lúcio, a Dita, a Nete, ................. e um montão de gente que eu posso esquecer o nome por falha de memória mesmo !! Então vou centrar meus agradecimentos aos pais da Lúcia para não comenter nenhuma indelicadeza !!

A receita que usei é do Toque de Blanche !!



Uma coisa que aprendi e que é fundamental para o êxito da receita:

Passar limão na tigela da batedeira !!! Como já tava c/ a mão na massa aproveitei e fiz o mesmo c/ o batedor que ia utilizar !! Aprendi que o limão tira a gordura dos utensílios. Feito isso vamos a receita !!



Pavlova


04 claras;
16 colheres (sopa) de açúcar;
02 colheres (sopa) de amido de milho;
01 colher (chá) de vinagre branco;
baunilha algumas gotas ( coloquei uma colher de chá);


300 g de creme de leite;
02 colheres (sopa) de açúcar;
frutas vermelhas ( eu usei morangos da Lúcia !!)


Modo de fazer:

Bata as claras lentamente até ficarem em neve, acrescente o açúcar e continue a bater,elas devem ficar bem firmes. Qdo estiver firme acrescente o vinagre , a baunilha e o amido c/ uma espátula.
Forre uma forma redonda c/ papel manteiga cortado com 25 cm de diâmetro mais ou menos O importante é saber que o merengue não pode encostar na forma. Centralize o círculo de papel manteiga na forma e espalhe o merengue dentro do círculo, deixando alto e fofo, ... com saco de confeiteiro é bem fácil de fazer.Cozinhe em forno bem baixo (150 graus) até que fique dourado.Deixe esfriar no próprio forno pois assim não correrá o risco de trincar o merengue.
Quando ele já estiver frio, retire do papel-manteiga e bote num prato, de cabeça para baixo. Bata o creme de leite com o açúcar até aumentar o volume.Espalhe sobre o merengue.Junte as frutas !!!
Como sou apaixoxada por morango c/ chocolate eu acrescentei chocolate meio amrgo ralado por cima dos morangos, ficou ótimo !!! rsrsrs

2 comentários:

Unknown disse...

Meu Deus, que chic esse Paylova!
Que interessante esse morangal de Estiva... quanta honra... mas o que eu quero mesmo é experimentar um pedacinho, por isso vou lhe trazer mais morangos pra fazer outro Paylova, ok!
Por falar nisso... está chegando a época do surto de morangos... e nós precisamos colher muitos pra congelar... vamos nessa!!!

Lina Jehle disse...

Chic mesmo é o morangal e o povo da Estiva !!

beijocas