domingo, 31 de agosto de 2008

Bolo de Melado, melado do Ceará !!

Meus filhos foram passar uma semana em Fortaleza, viajaram com meu pai e meu sobrinho. Foram visitar minha avó, vó Juracy !! De lá me trouxeram um monte de coisas, dentre elas o melado mais cheiroso que já vi !! De uma cor maravilhosa !! Como era aniversário da Lúcia, a dos morangos, resolvi fazer um bolo utilizando o melado do Ceará !!

Achei a receita em um livro da Revista Claudia que tem 3149 receitas, livro que outra amiga, Rebeca, me confiou a guarda.

A receita deu duas formas dessas de bolo inglês.




Ingredientes:
1/4 de xícara de mateiga;
1/3 de de xícara de açúcar (usei mascavo);
2 claras em neve;
1 xícara de melado;
1 xícara de leite;
2 1/2 xícaras de farinha de trigo;
1 colher de sopa de fermento em pó.

Modo de Fazer:
Preaqueça o forno quente (200ºC). Unte com manteiga uma forma de 24 cm de diâmetro ou divida como eu fiz !! Eu sempre bata as claras em neve e reservo. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até que ela fique cremosa. Acrescente o melado e misture. Adicione o leite, aos poucos alternando com a farinha de trigo e o fermento em pó, mexendo até formar uma massa lisa. Junte as claras suavemente. Despeje na forma preparada e asse até que, ao enfiar o palito no centro, ele saia seco. Deixe esfriar um pouco e desenforme. Eu passei um pincel molhado no melado por cima do bolo ainda morno !! Ficou delicioso e muito perfumado !!





5 comentários:

laila radice disse...

eu adoro melado...resulta um sabor tão especial em bolos, né?

ficou lindo o seu e com esse melado especial deve ter ficado dleicioso...bjs

Lina Jehle disse...

O que eu gosto nesse melado é o perfume, ... ele é muito cheiroso além de deixar uma cor linda no bolo !! rsrsrs

Yamar Bijoux disse...

Oi Lina,
Eu já andei sapeando seu bolg outro dia. Indicação da Cláudia, minha querida amiga-irmã. Seja bem vinda! Visite sempre que sentir vontade e pode indicar sim.
E pelo que percebi vc. já sabe lidar bem com seu blog. Ele está uma delícia! :-)
Abraços, Yara

Yamar Bijoux disse...

Oi Laila,
Hoje sou eu quem pergunta...posso divulgar o seu blog tbém?
Se vc. precisar de ajuda aí pra aprender mais das ferramentas do blog, dá um toque. Tive ajuda de uma amiga de Sampa e foi muito bom! Sem as aulas dela eu não segueria em frente.
Vou copiar umas receitinhas suas... :-)
Abraço, Yara

laila radice disse...

yamar sempre agradeço quem disponibiliza meu link, fique a vonatde! e obrigada por oferecer ajuda, qualquer coisa te pergunro sim! bjs