segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O sol só chegou hoje em 2009 !!!

Já tava me acostumando com esse céu cinza, ... isso é péssimo. rsrsrs
A umidade relativa do ar tava deixando de ser relativa, tava virando absoluta !! kakakakak
Hoje acordei com as cigarras cantando, delícia !! Isso é verão !!
Qdo eu era criança adorava o som das cigarras pq sabia q as férias iam começar,... sempre achei q a "música ambiente" do Rio era o som das cigarras. Só fui conhecer uma cigarra de fato em Brasília, ... no Rio só ouvia o som. Em Brasília vc vê pregada nos troncos das árvores.
Eu devia ter uns 7 ou 8 anos qdo minha mãe, a Dona da Roça, ganhou o 1º livro de receitas do açúcar União. Ganhou, em termos, depois de muito recortar as embalagens, na época era de papel !! Desde então mamãe faz as " Fatias Húngaras". Lembro do som das cigarras, do sol da manhã, da praia, do cheiro do mar, da areia quente, do cuscuz vendido em fatias cheio de leite condensado, do biscoito globo, do cachorro quente GENEAL, do "limão e mate"e ...da moleza q dá depois da praia. Havia ainda o perfume que saia do forno pro nosso café da tarde !! Isso tudo tem cheiro e gosto de férias !! rsrs

Fatias Húngaras
Ingredientes da massa:
08 xícaras (chá) de farinha de trigo;
05 gemas;
03 colheres (sopa) de açúcar;
01 colher (chá) de sal;
02 xícaras (chá) de leite
30g de fermento biológico.
Ingredientes do recheio:
200g de coco ralado para polvilhar;
100g de manteiga derretida;
200g de açúcar;
Modo de fazer:
Faça a massa com todos os ingredientes e deixe descansar por 15 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio misturando a manteiga e o açúcar e levando ao fogo por 02 minutos, apenas para amolecer. Volte à massa e divida-a em 04 partes iguais, abrindo cada uma com o rolo, de forma a ficarem meio grossas. Arme um rocambole, cobrindo cada parte da massa com o recheio e polvilhando com coco. Depois de enrolado corte em fatias de 02 dedos de grossura. Coloque-as na assadeira e deixe crescerem. Leva para assar em forno pré-aquecido a 180º.


Depois das fatias assadas, pegue um copo de leite adoçado c/ 03 xícaras (chá) de açúcar e derrame sobre elas, levando-as ao forno para secarem.

Até aí é a receita do livro, .... minha mãe mistura ao leite de coco o leite de forma a dar as 03 xícaras para misturar ao açúcar. Essa é a mistura q ela coloca nas fatias depois de assadas !!! Ela também já fez de nozes, só substitui o coco e retirou o leite de coco, ... o resto é tudo igual !!

Quando servimos procuramos retirar fatia por fatia, não cortamos pra não deixar que o recheio saia, ... elas ficam separadas dentro da forma. Depois de retirada a 1ª o resto sai fácil !! rsrsr
Espero que gostem !!

4 comentários:

Anônimo disse...

tenho uma prima que todos os anos faz esse pão em forma de rosca para tomarmos o café da manhã na manhã do dia 25 de dezembro, muuuuuuuito bacana,
como vai a bicharada?
beijão

Gina disse...

Vim aqui conhecer seu blog através da Neyma e gostei desse post. Também adoro falar das recordações de qualquer época e suas guloseimas.
Tenho uma receita de fatias húngaras e pretendo postar, é uma delícia!
Também sou apaixonada por flores, meu blog é de culinária e flores.
Parabéns pelo seu cantinho!
Bjs.

laila radice disse...

hummmm fatias hunfgaras... me lembram bs.as.

delicia dleicia delicia!!

bjs

osvjor disse...

isso deve ser muito bom... é uma espécie de pão doce??