quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Muito prazer Dona Lavanda, volte sempre !!

Outro dia vi uma receita que usava lavanda na massa de biscoito, confesso que nunca havia escutado!! Como adoro experimentar coisas novas, lá fui eu fazer a receita da Laila. Vale ressaltar que todos aqui em casa ficaram apaixonados pelo sabor que antes de tudo é seduzido pelo aroma que sai do forno quando se tira os biscoitinhos. Fiz a receita conforme a da Laila só não tinha mexirica pra colocar no recheio, daí eu caprichei nas raspas de laranja !!

Biscoitinhos com Lavanda

Essa receita dá pra 40 biscoitinhos (20 recheados) e deverá ser assado em forma forrada c/ papel manteiga e untada, em forno preaquecido a 180º.

Ingredientes dos biscoitinhos:
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
1 gema grande;
1 e 1/2 colher de chá de lavanda seca;
6 colheres de sopa de açúcar;
1 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo;
1/2 xícara de amido de milho;
1/2 colher de chá de fermento em pó;

Modo de fazer:
Faça uma pasta da manteiga, gema e lavanda, Tem que ser com as mãos pra que a lavanda fique preservada. Junte o açúcar aos poucos e vá misturando. Depois de peneirados a farinha, o amido e o fermento é hora de juntá-los ao restante mas gradativamente até a massa ficar homogênea.
Leve a massa, envolta por filme plástico, na geladeira por 30 minutos.
Retire uma parte da massa e trabalhe em uma superfície enfarinhada com auxílio de um rolo. Utilize cortadores pra biscoitinhos, cálices ou o q sua criatividade achar mais adequado !! Lembrando que a espessura da massa deve ficar em torno de 0,4 cm. Disponha na forma já preparada e leve para o forno por 15 minutos, eles não se espalham muito mas preserve uma distância para poder manusiá-los. Eles não devem ficar corados, somente o fundinho. Faça esse processo até terminar a massa.

Buttercream de laranja, ingredientes:

  • 75g de manteiga sem sal em temperatura ambiente;
  • 1 e 1/3 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro;
  • 1 colher de chá de raspas de laranja;
  • 1/3 colher de chá de raspas de mexirica ( e coloquei de laranja);
  • 1/2 colher de chá de suco de limão.

Modo de fazer:

Bata muito bem a manteiga com uma colher , junte as raspas e o suco. Misture bem, aos poucos vá adicionando o açúcar, mexendo sempre até ficar homogêneo.

Com os biscoitos frios é hora de montá-los !!

Montagem:

Coloque uma colher de chá do buttercream no centro do biscoito e pressionando levemente.
Inspirada pelas receitas da Laila, lembrei-me do doce de leite argentino !! Daí descobri uma receita e enquanto o doce apurava no fogão à lenha eu fazia os biscoitinhos !! Mas isso vou deixar pra outro dia, só posso dizer que também ficou maravilhoso !! rsrsrsr

2 comentários:

laila radice disse...

e a Dona Laila ficou mais uma vez encantada com o resultado e feliz davida por terem gostao da sua cria.

esses biscoitinhos são atualmente meus xodós...ai de quem falar mal deles...ehhehe

bjs

Lina Jehle disse...

rsrssr
Risco de alguém falar mal vc não correr !! rsrsrsr Papai ficou tão fã q levou pra Taubaté pros meus sobrinhos provaram !! kakak A sua fã nº1 levou para uma amiga dela que todo dia q me encontra se desdobra em elogios a sua receita !!Já viu q vc tá conquistando uma legião de fãs !! kakakakakakka

Mas q é delicioso, é !!
bjs