terça-feira, 23 de setembro de 2008

Chocolate é tudo de bom !!!

Não adianta, eu amo chocolate !!!rsrsr Daí fui procurar no livro que a Rebeca me confiou algo que tivesse chocolate do início ao fim, achei !! Depois de achar a receita resolvi pesquisar na net pra ver se alguém tinha feito essa receita daí a coisa ficou melhor porque descobri no blog Confraria do Patchwork, daí fiquei deslumbrada pelos trabalhos expostos vale à pena conferir esse blog. A diferença é a calda que tem na minha receita que foi tirada do O Grande Livro de Receitas de Claudia.

Bolo Mexicano

Ingredientes para o bolo:
1/2 xícara de manteiga;
150g de chocolate meio amargo picado;
03 ovos; (clara em neve)
2/3 de xícara de açúcar;
1/4 de xícara de mais 02 colheres (sopa) de farinha de trigo;
01 colher (chá) de canela em pó.

Ingredientes para a calda de chocolate:
200g de chocolate meio amargo;
1/3 de xícara de manteiga cortada em pedacinhos;
02 colheres(sopa) de café solúvel dissolvido wm 1/2 xícara de água fervente.

Modo de fazer:
Preaqueça o forno (180º).Unte com manteiga uma forma de bolo inglês ( 20 cm x 10 cm). Forre-a com papel manteiga e também unte com manteiga e polvilhe com farinha. Forma preparada !!!


Para o bolo:Em uma panela pequena derreta a manteiga e o chocolate em fogo baixo, mexendo sempre. Na batedeira, bata as gemas. Aos poucos , adicione o açúcar e bata por mais 5 minutos, até a mistura ficar clara. Acrescente o chocolate derretido e, em seguida, a farinha peneirada c/ a canela. Bata as claras em neve e acrescente-as à massa, devagar.
Coloque a massa preparada e leve para assar por 50 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro do bolo, ele saia limpo. Retire do forno e espere esfriar por 30 minutos. Passe uma faca ao redor da forma e retire o bolo com ajuda do papel . Coloque sobre uma grade para esfriar.



Modo de fazer a calda:
Em uma panela, leve todos ingredientes ao fogo médio. Com um batedor de mão, misture por 05 minutos ou até que a calda fique lisa.

Fica delicioso !! Café e chocolate é uma deliciosa combinação !!


4 comentários:

laila disse...

bolo com choc meio amargo, canela e caldinha com café.........ai é para suspirar!!! bjs

Vivian disse...

caraca, vc nao fez bolo de chocolate, e sim chocolate de bolo kkkk. Exageradamente delicioso. Haja calorias amiga, espero que vc tenha muita gente pra dividir isso, senao... aff... melhor nem pensar !!!!! kkkk

Neyma disse...

Ola Lina,
Que foto maravilhosa do seu pomar, que felicidade ter uma casa com um pomar destes, é um previlégio de quem não mora nos grandes centros. Muito lindo!!
E este bolo de chocolate...ai,ai...
Amo chocolate meio-amargo. Quando vejo um bolo assim tenho vontade de fazer, mas somos só eu e meu marido (um pouco gordinhos, diga-se de passagem)e os filhos não estão mais em casa, então tenho que esperar uma visita para ter desculpa para fazer um destes.
Parabéns pelo seu blog!!!
Beijinhos

Leo Paixão disse...

Conhece praliné de café? Você faz um caramelo duro, junta nele um pouco de grãos de cafés torrados. Despeja isso sobre um silicone de confeitaria e deixa esfriar. Depois quebra tudo do tamanho que achar melhor. Sabe, ficaria legal sobre sua calda e daria um crocante, doce e amargo, pra quem come. Obrigado pela visita no meu blog, não compreendi muito bem o que escreveu. Me parece que tem alguns erros de digitação. Até.