sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Buscando sabores com a Uvaia, Melaço de uvaia

Eu sempre comentei da minha paixão por uvaia, adoro o sabor, o aroma !! Pra mim ela é a cara do Brasil !!
Já faz um tempo eu quis fazer melaço de romã, pra utilizar as que tinham no pomar. Antes do melaço de romã eu só me lembrava dela por conta das simpatias de passagem de ano !! Cabe um comentário: se eu fosse fazer todas as simpatias, pra final de ano, que minha mãe descobre eu teria que começar na véspera de Natal, é muita coisa !! Bom procurei receita de melaço e, justamente naquele período, a Marizé postou, fui salva !! Desde então fiquei pensando em fazer o melaço da uvaia ficava imaginando se ela conseguiria amaciar a carne, conferir um tempero e não ficar muito forte. Tentei a receita do de romã trocando as frutas apenas, .. não deu. A uvaia é mais "cremosa" e mais ácida, ... fui alterando até essa receita, que penso ter conseguido !! Daí resolvi testar assando um peito de frango com melaço de uvaia e sementes de papoula ( as sementes eu usei porque achei que ia combinar) !! Asseguro que o sabor ficou maravilhoso, sem contar o perfume que saia do forno !!
Peito de frango com melaço de uvaia e sementes de papoula
Ingredientes:
01 peito de frango (temperado na véspera c/: sal, alho, pimenta do reino e alecrim)
melaço de uvaia
semente de papoula (usei uma colher de sopa)
Modo de fazer:
Coloque o frango em um refratário untado c/ um pouco de azeite. Pincele todo o frango como melaço e cubra com papel alumínio nos primeiros 15 minutos, colocando-o para assar em forno preaquecido (180º). Pincele o frango mais umas 03 vezes enquanto estiver assando. Depois de, aproximadamente, 45 minutos passe a última camada do melaço e dessa vez junte as sementes de papoula e deixe assar mais uns 05 minutos.
Melaço de Uvaia:
04 xícaras de suco (coado)
01 xícara de açúcar
01 colher de sopa de suco de limão
Modo de fazer: Misture tudo em uma panela de vidro e cozinhe em fogo baixo até ficar 1/3 . Eu tenho, por hábito, passar as espumadeira para retirar a espuma que surge, igual se faz com geléias !! Para conservar eu coloquei em um vidro esterilizado e estou guardando na geladeira pois minha mãe adou comer iogurte com ele no café da manhã !! Para quem já fez geléia de uvaia cabe dizer que o melaço é mais líquido.

Pra acompanhar eu fiz um creme de milho básico e brócolis japonês !!

Logo, logo estarei postando o chutney de uvaia, esse eu faço todos os anos e os desse ano tem destino certo: Ildeu e Alfredo, meus amores cariocas !!

3 comentários:

Neide Rigo disse...

Também amo uvaia, mas as minhas estão atrasadas este ano. Adorei a ideia e parabéns pelo blog, delicioso.

laila radice disse...

humm conheci as tão famaosas uvaias!!!

e q lindo q ficou o prato...tenho certeza q ficou delicioso.

bjs

Vivian disse...

hum, deve ser muito bom esse teu melaço
bj