terça-feira, 28 de outubro de 2008

E as pitangas chegaram com força !!

O chão chega a ficar vermelho de tanta pitanga. Esse ano elas não deram grandes mas compensaram na quantidade. Pitanga é uma palavra tupi-guarani e significa vermelho. E minha mãe e meu irmão adoram licor, nada como um licor de pitanga, não é mesmo?!!? Essa receita é a que sempre fizemos, muda a proporção apenas e a fruta. Colquei uma porção reduzida pois não sei se é fácil achar pitanga em todo lugar porque aqui não é muito comum vender em supermercados ou feiras. Reparem que as frutas que coloquei junto a garrafa são mais alaranjadas, explico: a pitanga madura é muito "frágil", daí peguei umas que estavam amadurecendo.
Licor de Pitanga


Ingredientes:
500 ml aguardente de qualidade;
500 ml de sumo de pitanga;
1/2 kg de açúcar;
1 e 1/2 xícara de água;

Modo de fazer:
Comece por escolher pitangas maduras, para 500ml usamos quase um quilo da fruta pois ela estão menores. Lavar bem, enxugar e colocar num recipiente de vidro com cachaça. aqui em casa utilizamos vidros comuns com tampa de metal. Deixar em maceração durante 8 dias. Depois é só coar num pano, sem apertar muito pois a semente amarga o licor. Fazer uma calda com o açúcar e a água, em ponto de fio, deixe esfriar. Quando a clada estiver fria junto ao líquido já coado previamente. Misturar bem utilizando uma colher de pau. Deixe apurar o gosto por uns 4 meses, quanto mais tempo ficar guardado mais saboroso ficará. É importante que utilize uma garrafa de vidro para guardá-lo, plástico ou similar não é recomendável.



3 comentários:

Vivian disse...

hum, delícia!!!! vou ter que ir te visitar rs

bjks

laila radice disse...

hummm sabe q nunca tomei o licor...mas as frutinhas aii essas eu adoro...pena nao etr um pé...se não..era licor na certa!!bjs

angela disse...

amei, adoro pitangas, na proxima safra farei com certeza!! beijos e boas festas