terça-feira, 18 de novembro de 2008

Guabiroba, minha infância no pomar !!

Minha memória emocional é relacionada com o olfato, ... o cheiro de certas coisas me transportam. Resolvi fazer geléia de guabiroba porque esse ano ela tá lotada e quando fui apertá-las num pano fininho para coar, ... o perfume era o do rio uruguai em Porto Lucena/RS, na casa da minha avó materna. Voltei para uma casa de madeira, com fogão de lenha, com cheiro de leite de vaca, ... voltei pro potreiro. Eu tive um porquinho de estimação, era uma belezinha...

Bem, voltando pra receita de geléia de guabiroba. Fiz um pouco hoje para poder mandar para o Pedrim e pra Tia Flávia em Juiz de Fora.

Ingredientes:
500 ml de suco concentrado de guabiroba;
250g de açúcar.

Modo de fazer: Coloquei um pano fino sobre uma peneira que se apoiava na panela, ali espremi as frutinhas até conseguir tirar os 500 ml. Juntei ao açúcar e levei ao fogo brando, mexendo sempre e retirando a "espuma" que surge. Em torno de 20 a 30 min estava pronto. O teste do pratinho tá valendo pra ver o ponto eu coloco o prato no congelador e pingo a geléia, ... ela vira uma "gelatina" rapidinho !! rsrsrsrsr



Espero que gostem !!

3 comentários:

Quaker disse...

Oi Lina, tudo bom? É a Giovanna da comunicação da Quaker, está lembrada? Passei para checar as novidades e aproveita para dizer que também adoro quando o chão fica todo vermelho de pitangas. Essa frutinha é muito simpática! Abraços.
giovanna.carvalho@edelman.com

laila disse...

Lina... aii vc me deixa tentada com suas maravilhas de guariroba... e fez poesia com os perfumes!! bjs

Vivian disse...

eu tinha um pé dessa frutinha aqui em casa, mas com a ampliaçao infelizmente tivemos que cortá-lo. Essa frutinha é muito gostosa

bjks