sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Meus Natais sempre esbarram na Alemanha ...

Zimtsterne
...agora mais que nunca. Acho que faço isso para que minha mãe sinta mais vontade de participar,... ela está passando por uma fase delicada e tudo que puder ajudar a alegrar é igual a remédio !!

Quando meus filhos eram pequenos eu fazia "festão" de bombom e de balas pra circundar a árvore de Natal,.. hoje faço os biscoitinhos que marcam cada dia que se aproxima do Natal, para esperar o advento. Gosto disso - de criar momento que possam ser repetidos por eles com outras pessoas, ..com suas famílias com eles as fizerem. Atualmente eu faço meus  Weihnachtsplätzchen e vou colocando em caixinhas para as namoradas, as tias e os amigos queridos. Tem os amigos que são mais que queridos e levam sem caixa (tipo) formas !kkkkkkkkkk Mas esses são poucos, muito poucos né ,Ana Emília ?!?! O que me lembrou  que essa minha amiga desenvolve um trabalho admirável e vocês podem conhecer e apoiar tal trabalho apenas dando um clique aqui:  "X Factor".
 Quanto ao ritual de perfumar a casa pro Natal ainda acho, isso é de cada um, que a canela tem que ser a "Comissão de frente" (bem carnaval, né ?!?! Olha, sou suspeita pra falar porque amo canela, especiarias em geral mas canela tem uma paixão... Zimt = canela e Sterne= estrela. Então eu sempre começo meus Weihnachtsplätzchen  pela Zimtsterne.
.
ingredientes:
massa:2 claras;
1 pitada de sal;
200 g de açúcar (de confeiteiro, aquele bem fininho);
1 e 1/2 colher (sopa) de canela em pó;
1/2 colher (sopa) de suco de limão;
350 g de amêndoas bem moídas (bem fininha).
Glacê
1 clara
175 g de açúcar de confeiteiro.
quantidade que precisar de amêndoas divididas ao meio pra colocar em cada ponta da estrela (depende de quantos biscoitos der. Depende do cortador que você tiver agora, por favor, o nome do biscoito é "Estrela de Canela" o que significa: ele tem que ter formato de estrela e tem que ter canela, ok ?!?!
modo de fazer a massa: (usar a batedeira é na mão mesmo);
Bata as claras muito levemente (não precisa bater muito). Bata até ela começar a espumar , junte o sal e o limão. a parte misture bem: a farinha de amêndoas, com a canela e o açúcar. Depois junte essas duas misturas.
Depois polvilhe uma superfície com o açúcar de confeiteiro e estique a massa ( altura de 1 cm mais ou menos), coloque em uma forma untada e com papel manteiga. Deixe na geladeira - no mínimo por 6 h)






Por isso eu faço de noite !! E asso pela manhã. Entenderam meu ritual de perfumar a casa todas as manhãs ?!? Todas essas massas precisam ir pra geladeira antes do forno)

Quando for assar. Faça um suspiro com os ingredientes do glacê e coloque as 1/2 amêndoas nas pontas das estrelas.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 240 º por 4 a 5 minutos !!



Cá entre nós minha avó não era lá muito delicada pra confeitar, nem minha mãe,.. acho que nem eu. Basta ter o glacê que me persegue desde sempre !!
Minha avó fazia biscoitos toda semana e esse era o glacê, podendo ser colorido, com bolinhas coloridas qualquer coisa o básico era saber que esse era o glacê e pronto. hehehe
Tem-se o hábito de comer esse biscoito com  Glühwein quem vem a ser um parente do quentão de vinho que se faz lá no sul!!


Em 24/11/2012 Bernardo morreu eu pude pedir perdão pelos maus tratos que ele sofreu até chegar aqui. Foram 5 anos de muito carinho e de muita reflexão.Quando ele veio morar conosco depois de resgatado de uma casa onde fora trancado para morrer de fome e de sede, todo ferido,.. ele tinha 8 feridas de espeto de churrasco nas costas..Nós cuidamos dele, mimamos e começamos a nos entender. Na manhã que fomos pra Clínica veterinária e prometi pra ele que íamos juntos e voltaríamos juntos,  independente de qualquer coisa. Depois do ultrassom foi constatado que o tumor no estomago estava impedindo que ele conseguisse engolir qualquer coisa e ele tava sofrendo.Então o veterinário falou que eu tinha que decidir e me deixou sozinha com  o meu grandão. Eu olhei dentro daqueles olhinhos, tão amoroso e disse: " Lindão você nunca foi o problema, as pessoas é que foram e são problema. Você é um anjo, pode acreditar!" continuei falando pra ele que o que eu faria por ele era o que eu gostaria que alguém fizesse por mim: ter uma morte digna. Eu me lembrei de como ele já tinha sofrido, de como ele chegou lá em casa e achei um a maldada minha deixá-lo sofrer por mais 1 dia que fosse sabendo que não poderíamos fazer mais nada.Eu nunca soube a idade dele, nunca vi nem uma foto dele pequenino...
Então falei pro veterinário da minha decisão e ele falou que ia me dar um tempinho para eu  me despedir do Bernardo (deve ter gente me achando uma fresca de marca maior,.. devo ser sei lá). Eu tinha ficado agarrada ao pescoço dele o tempo todo e havia dito e repetido pra ele que eu não iria abandoná-lo, que eu ficaria até o fim. Daí falei pra ele que o que eu poderia fazer por ele seria isso: autorizar uma injeção que ele ficaria sem dor e morreria . Que morrer é o final comum que temos, - Nascemos e morremos: o que fazemos nesse intervalo é que separa o joio do trigo. Pedi perdão por ele ter conhecido seres humanos incapazes de respeitar outra vida independente de raça, credo... Falei de como somos involuídos e que essa capacidade que a espécie dele tem de amar incondicionalmente é algo que teremos que aprender. Agradeci por todos os momentos que compartilhamos dos banhos que eu tentei dar nele ... Senti uma vergonha gigantesca dos meus pares,...nossa me sentia um lixo... Liguei pra minha casa e pedi pra meu tio fazer uma cova no meio do pomar (ele gostava de lá) e retornei pra casa com Bernardo numa maca já sem vida. Porque ele foi jogado de casa em casa, viveu sempre expulso,.. não quis deixa-lo fora de casa, porque aqui sempre será a casa dele.

Um comentário:

Gina disse...

Ah, Lina!
Como estou de mudança, só agora li seu relato. Chamei meu marido para lermos juntos e a emoção tomou conta de nós dois. Ele elogiou sua atitude, seu texto e se identificou com tudo, porque viveu a mesma coisa com nossa cadelinha. Teve que tomar a decisão, despediu-se dela conversando bastante... Tudo igual... Ela foi cremada e suas cinzas jogadas no pracinha em frente de casa. Ela adorava a pracinha.
Queria te dar um abraço agora.
Receba minha vibração positiva por ter sido especial na vida do Bernardo!