domingo, 20 de janeiro de 2013

Prolongando o perfume do Natal...

... sou apaixonada por cítrico, desde, doce, incenso, perfume,....tudo !! Adoro. Tinha uma época que comprava em Brasília uma água de bergamota pra borrifar no rosto por conta da falta de umidade de lá, sentia-me tão bem com o perfume da bergamota que mesmo aqui, em Minas, eu usava. Faz tempo não encontro mais essa água, era do "empório das águas",.. nem sei se existe mais. Voltemos ao WEIHNACHTSPLÄTZCHEN e ao meu segundo biscoito que foi ORANGENPLÄTZCHEN. Perfumar a  casa com laranja pela manhã é tudo de bom!!  Esse biscoito é simples e encanta todo mundo mas como avisei  quando comecei as receitas de  WEIHNACHTSPLÄTZCHEN  faço todos na noite anterior para assá-los na manhã seguinte, porque todos precisam ficar na geladeira -sempre (o prazo varia, mas sempre tem que ir pra geladeira). Não sei o motivo mas, pra mim, esse biscoito sempre é quadradinho, de onde tirei isso ?? não tenho a mínima !!






Ingredientes:
massa:


125 g  de manteiga;
02 gemas peneiradas;
01 clara;
70 g de açúcar peneirado;

01 pitadinha de sal;
01 colher (sopa) bem generosa de suco de laranja coado;
casca de 01 laranja ralada mas sem a parte branca;
250 g de farinha de trigo peneirada;
Fermento químico - a quantidade é: com a ponta da faca, só a pontinha mesmo (daquelas facas de ponta redonda)

glacê:

30 g de açúcar de confeiteiro;
01 colher (sopa) de suco de laranja;




Modo de fazer:

Misture tudo e deixe descansar na geladeira,...por  30 minutos.  Como já disse, faço na noite anterior.
Quanto a forma é simples também: é só passar manteiga e cobrir com papel manteiga. O forno deverá ser pré-aquecido e assado a 180 º. O tempo é de 20 a 25 minutos

Na bancada onde vou abrir a massa  já previamente limpa e polvilhada com farinha estico a massa com um rolo e corto com um cortador de biscoitos, opto pelo quadrado. Disponho na assadeira já untada e com papel manteiga e coloco no forno.  O glacê já deve estar pronto para quando tirar do forno possa colocar com uma colher de chá o glacê por cima. O glacê tem que ser colocado com o biscoito ainda quente!!



2 comentários:

Gina disse...

Que falta você estava fazendo, com suas gostosuras e sua prosa!!
Bjs.

Anônimo disse...

Oi
Feliz Natal
e prospero Ano Novo.
Bjs
Lúcia