segunda-feira, 20 de junho de 2011

Schimier de Bergamota e um pouco de São Chico/RS

Tudo começou porque minha tia Nana(Ana) mandou erva de chimarrão pra nós. Daí eu me lembrei de São Chico, São Francisco de Paula/RS. é um sonho de cidade com ruas pavimentadas com pedras em formato de cunha e muros também. Terra do pinhão, cachoeira, lago. O caminho pra lá já é deslumbrante:

 Eu tenho mania de me encantar com detalhes, .... não achei nenhuma foto do chão que me encanta mas achei dos muros - os muros mais lindos que já vi:
E o café colonial tem essa schimier de bergamota que eu me apaixonei - amo cítricos!! E quando eu fui perguntar quanto era o pote pra eu levar,... a senhorinha me deu. Acho que ela via o prazer que eu tinha em comer !! rsrsr

                 
 


Eu fiz uma receita pequena porque fica mais prático pra quem quiser fazer em casa, certo?
Ingredientes:
08 bergamotas (2 com casca);
800g de açúcar.

Modo de preparo:

Deve-se retirar o caroço de casa gomo pois ele amarga a parte branca pode deixar porque nela tem pectina (básico pra geléias); Colocar os gomos no liquidificador, juntar as cascas lavadas e picadas e o açúcar. Eu sempre faço com as frutas aqui de casa. Depois de liquidificar é só levar ao fogo branco, sempre mexendo. é um perfume divino na casa!! Eu comecei no fogão convencional e terminei no fogão a lenha, acho que o gosto fica mais apurado. Esperei dar o ponto de geléia e coloquei em vidros esterilizados.













O tal do ponto da geléia:

Eu utilizo um prato que tem que estar frio e coloco uma colherzinha da geléia, inclino o braço e a geléia deverá escorrer em um sentido apenas.




Pronto, ficou muito próxima a que comi em São Chico/RS.

Desejo que um dia vocês possam conhecer aquela cidade que é linda e eu adoro!!´Agradeço a Mara e Éden pela oportunidade de me apresentarem esse paraíso na terra.





5 comentários:

Leila disse...

Suas receitas são muito bonitas e muito acima da minha competência. ***

Maria Lúcia disse...

Oi
Esse blog está uma delicia.
Beijos...
Lúcia

Anônimo disse...

Lina,
seu blog é uma festa em todos os sentidos, para um gaúcho desterrado a tanto tempo.
Salivei na boca( ao ver tantas coisas conhecidas e a tanto tempo ausentes), e salivei no coração ao ficar com saudades imensas de coisas tão vívidas e boas.

obrigado,e continue...com as vergamotas como dizia minha vó.

Lina Jehle disse...

pois é a confusão nome da fruta é o que há!!

Bergamota ou Vergamota?!?!?
nunca soube!!

rsrsrsrsr

lenalima disse...

Olá amiga
adorei seu cantinho, e suas receitas!
e já estou ficando!
abraços!!!