segunda-feira, 20 de junho de 2011

Schimier de Bergamota e um pouco de São Chico/RS

Tudo começou porque minha tia Nana(Ana) mandou erva de chimarrão pra nós. Daí eu me lembrei de São Chico, São Francisco de Paula/RS. é um sonho de cidade com ruas pavimentadas com pedras em formato de cunha e muros também. Terra do pinhão, cachoeira, lago. O caminho pra lá já é deslumbrante:

 Eu tenho mania de me encantar com detalhes, .... não achei nenhuma foto do chão que me encanta mas achei dos muros - os muros mais lindos que já vi:
E o café colonial tem essa schimier de bergamota que eu me apaixonei - amo cítricos!! E quando eu fui perguntar quanto era o pote pra eu levar,... a senhorinha me deu. Acho que ela via o prazer que eu tinha em comer !! rsrsr

                 
 


Eu fiz uma receita pequena porque fica mais prático pra quem quiser fazer em casa, certo?
Ingredientes:
08 bergamotas (2 com casca);
800g de açúcar.

Modo de preparo:

Deve-se retirar o caroço de casa gomo pois ele amarga a parte branca pode deixar porque nela tem pectina (básico pra geléias); Colocar os gomos no liquidificador, juntar as cascas lavadas e picadas e o açúcar. Eu sempre faço com as frutas aqui de casa. Depois de liquidificar é só levar ao fogo branco, sempre mexendo. é um perfume divino na casa!! Eu comecei no fogão convencional e terminei no fogão a lenha, acho que o gosto fica mais apurado. Esperei dar o ponto de geléia e coloquei em vidros esterilizados.













O tal do ponto da geléia:

Eu utilizo um prato que tem que estar frio e coloco uma colherzinha da geléia, inclino o braço e a geléia deverá escorrer em um sentido apenas.




Pronto, ficou muito próxima a que comi em São Chico/RS.

Desejo que um dia vocês possam conhecer aquela cidade que é linda e eu adoro!!´Agradeço a Mara e Éden pela oportunidade de me apresentarem esse paraíso na terra.





6 comentários:

Leila disse...

Suas receitas são muito bonitas e muito acima da minha competência. ***

Maria Lúcia disse...

Oi
Esse blog está uma delicia.
Beijos...
Lúcia

Anônimo disse...

Lina,
seu blog é uma festa em todos os sentidos, para um gaúcho desterrado a tanto tempo.
Salivei na boca( ao ver tantas coisas conhecidas e a tanto tempo ausentes), e salivei no coração ao ficar com saudades imensas de coisas tão vívidas e boas.

obrigado,e continue...com as vergamotas como dizia minha vó.

Lina Jehle disse...

pois é a confusão nome da fruta é o que há!!

Bergamota ou Vergamota?!?!?
nunca soube!!

rsrsrsrsr

palavras magicas disse...

O rio segue seu curso de forma leve e admirável, sem deixar que as pedras do percurso atrapalhem seu trajeto. As rochas maiores são contornadas, fazendo parte da paisagem. As quedas d’água fazem com que ela caia de forma esplêndida, tendo mais força para continuar.

Que a sua vida seja o rio, você a água e que 2012 seja a paisagem perfeita para (re)começar esse caminho. Erica

lenalima disse...

Olá amiga
adorei seu cantinho, e suas receitas!
e já estou ficando!
abraços!!!