quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Voltando aos poucos !!

Quiche de espinafre

Eu adoro quiche e amo espinafre !! Aqui em casa a "Dona da roça" não planta espinafre mas teimosamente eles brotam e tomam conta dos canteiros !! yessssssssssssssss
Fui dar uma olhada nos blogs que acompanho e no Pitadinhas tinha uma receita ótima !! A grande diferença é que eu não tenho formas para quiches individuais sempre fico de procurar e acabo esquecendo. O legal é ser criativo, não é mesmo ?!?!? A reciclagem começa pela redução e reutilização ! Daí que eu dei um outro uso a umas latinhas de queijo q eu teimava que deveriam servir para algo. Fiz das latinhas as forminhas!! rsrsrs Em uma das visitas do meu pai ele, pacientemente, amassou a parte cortante das latinhas e deu tudo certo !!

Ingredientes para a massa:
240g de farinha de trigo;
sal a gosto;
160g de manteiga gelada;
1/2 ovo ligeiramente batido ( eu usei um ovo bem pequenino);
água gelada.

Ingredientes do recheio:
Espinafre (+ ou - um maço);
1 colher de manteiga;
1 cebola pequena ;
01 dente de alho pequenino;
sal e pimenta a gosto;
150g de queijo ralado; (não tinha outro queijo em casa) rsrsr
03 ovos;
350ml de creme de leite;
noz- moscada a gosto.

Modo de fazer a massa:
Bata o ovo ligeiramente e coloque-o em um recipiente de medida adicione a água gelada até atingir 80ml. Misture a farinha c/ a manteiga, o sal até fazer uma farofinha (evite usar as mãos, tente fazer isso c/ 02 facas) adicione a farofinha o ovo misturado a água. Misture bem fica uma massa bem lisa, coloque-a num saco plástico e leve à geladeira por 20 minutos.

Modo de fazer o recheio:
Cozinhei o espinafre no vapor e depois piquei ele bem miudinho. Fritei na manteiga cebola que já havia ralado c/ o alho picado, juntei o espinafre picado e espremido (qto menos água melhor) daí temperei c/ sal e pimenta. reserve. Bata os ovos e junte o creme de leite e o queijo.

Coloque a massa para assar coberta com papel alumínio e com feijões, deixe assar por uns 10 minutos em forno preaquecido. Depois é só rechear c/ o espinafre e cobrir c/ a mistura de ovos, creme de leite e queijo !!
Como disse antes, improvisei as forminhas !! Daí tive q colocar uma "tira" de papel manteiga para q pudesse retirar as quiches da forma sem quebrá-las.





Lembram que eu tinha comentado que o Pedrim iria tocar ?!?! Foi lindo, ele tava lindo, a música tava linda, a noite tava linda, ........................... coruja ?!??! Eu ?!??!?!?!! Capaz !!!!! kakakakakakakakaka

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Minha amiga, vc está de parabéns pelo filhote Pedro, só acho que vc podia ter colocado um vídeo do show, rsrs.
beijinhos

Laurinha disse...

Olá!!!

Adorei chegar aqui e encontrar esta delícia preparada por você!
Achei fantástica a idéia das latinhas! às vezes a gente vai guardando umas coisas porque 'vai que algum dia eu precise'... taí, adorei!

Suas quiches ficaram lindas...Que bom que você gostou!

Beijinhos

osvjor disse...

ôoo, fome... embora não goste muito de vegetais, adoro espinafre... acho que minha mãe costumava fazer com molho branco... é possível isso ou eu estou viajando na maionese??