terça-feira, 21 de abril de 2009

Vamos aos caquis, ... minha saga !!!


Não tenho postado muito mas tenho caprichado nas minhas experiências!! kaakkaka
Pra falar a verdade continuo com um dia muito curto.
Temos dois pés de caqui aqui em casa ambos vieram pela Varing!! rsrsr Minha mãe trouxe de Porto Lucena/RS da casa de uns primos e digo logo ela trouxe as sementes, só. Plantou, cuidou e eles estão aí lotando. Ah! um é caqui-chocolate e o outro é normal. Como eu resolvi acompanhar o "boom" do caqui q fica bem em frente a janela da cozinha. De lá pude conhecer o casal de pássaros q vinha diariamente comer os frutos com seus filhotes !!
Fiz uma torta de caqui mas devo confessar que a torta não me encantou. Daí resolvi fazer vinagre, fiz várias receitas e eles ainda estão "apurando". Resolvi fazer também um doce parecido com o q minha avó materna fazia. É que geléia é feito do suco, certo?? Então minha avó fazia, o q lá eles chamam de "schmier", pois faz-se com todo o fruto
.Apresentando o meu sócio no pé de caqui!! Agora mais visível pois o Cristian (da Criart) deu uma força!! rsrsr bom ter amigos, não ??!!?
Foram várias tentivas, ...se vc for bem observador vai ver q é a família toda reunida !!kakkaka
quando eu decidi fazer vinagre com oa caquis eu decidi testar várias receitas, certo?!? A receita de vinagre mais conhecida é a do vinagre de maçã então peguei ela como base.
Adorei a idéia da luva !!! kakakakakak Tirei daqui a receita.


Ingredientes:
01 litro do sumo de caqui com casca (sem sementes) feito na hora;
04 de sopa de açúcar mascavo;
01 vidro de boca larga;
01 luva cirúrgica.

Modo de fazer:
Coloque o sumo com o açúcar dentro do vidro e vede com a luva. Deixe de 4 a 6 semanas. Eu deixei o vidro num lugar onde ele não será mexido. É muito interessante ver o gás carbónico inflando a luva!! rsrsr Depois disso terei que coar e colocar em outro vidro fechando-o com uma gaze deixando de 4 a 8 semanas. eu to optando pelo prazo maior, sempre.


Quando eu era criança nunca entendia porque meus amigos comiam geléia e eu comia "schmier"!kakakakkka No interior do Rio Grande do Sul é mais comum "schmier" do que geléia !! Meus avós maternos são da colônia alemã e schmier virou a "chimia" e é diferente de geléia. Pois geléia é do sumo, coado podendo até conter pedaços de fruta. Schmier/Chimia é com tudo, menos a semente!!




Ingredientes:
01 kg de caqui com casca (sem sementes);
500g de açúcar cristal;
casca de 01 limão;


Modo de fazer:Coloque em uma panela (usei um tacho de cobre) as frustas picadas juntamente com o açúcar e a casca. Leve em fogo brando até v irar um creme grosso. Fiz no fogão a lenha daí posso assegurar que ficou o dia inteiro lá no cantinho do fogão !! rsrsrs

Prometo postar o resultado do vinagre assim que finalizar !! rsrs

Ah! A Gina adora florês e sempre que desconheço uma flor aqui de casa é só perguntar pra ela que ela descobre !! rsrsrsrs Pra ti que é mãe coruja, cantora de cozinha e minha guru das flores !!rsrsrs


9 comentários:

dalila disse...

olá sou da ilha da Madeira e aqui chamamos "canárinhos" a essas flores, elas tem um perfume tipo chocolate não é? sou fã do seu blog, todo o dia dou uma olhada. beijos Dalila

Lina Jehle disse...

Oba !! Mais uma pra me ajudar a decifrar as flores da minha mãe !! rsrsrs Obrigada Dalila pela gentileza !!
Menina a Ilha da Madeira é famosa, vc bem q podia me mandar umas fotos daí e umas receitinhas tb !!

bjs, fica bem

BOLO COM PAPEL - Ana Belmonte - disse...

Menina...
eu adorei teu blog!ainda não consegui ler tudo mas te coloquei na minha lista logo que vi, que era pra mais tarde dar uma boa olhada principalmente por ser gaúcha.
um grande abraço,
Ana

BOLO COM PAPEL - Ana Belmonte - disse...

ah... esqueçi de te responder sobre o papel arroz.
ele é sim como uma hóstia, totalmente comestível e os desenhos são pintados com corante alimenticio.

Gina disse...

Olá, cantora de cozinha!! Se tem postagem nova, tô aqui.
Estou encantada com os caquizeiros da minha vizinhança, estão carregadinhos. E pra consumir tudo isso haja receita!
Essa da "chimia" vim conhecer aqui em Curitiba, para mim era tudo geléia...rsrs!
Mas nem de óculos consigo ver além de 1 sócio comendo os caquis.
Aqui tem muitas fruteiras nas ruas mesmo, goiabeira, araçazeiro, pitangueira, amoreira, romãzeira... Tenho fotografado várias delas para fazer um post.
Outro dia foi engraçado, precisava de limão e não tinha. O que eu fiz? Dei uma volta no quarteirão e voltei com ele. Curitiba tem dessas coisas.
Você tem flores lindas aí, hein!
Não são orquídeas essas? Existem zilhões de tipos, então não me pergunte que tipo é... rsrs!
Obrigada, minha linda, você é um amor!
Bjs.

Gina disse...

Ficou bacana o efeito do círculo. Bom ter um "técnico" ou um expert pra nos ajudar, não é? Aqui em casa também tenho o marido que me ensina muita coisa.
Bjs.

Gina disse...

Esqueci de falar que morcilha é o mesmo que morcela sim, mas descobri agora pesquisando na net.
Bjs.

laila disse...

queridona!!! tem uma receita nomeu blog de muffins de caqui q peguei no blogda cris... é incrivel...super macio!

mas farei sua chimia....deve ficar incrivel! bjao

Madre Del'Alma disse...

Menina!

Que delícia estar aqui...Não sabia por onde começar...rs...Ai descobri, que você também conhece a tal da chimia...kkk...Sou italiani...mas me criei próxima de alemães, que me habituei desde criança a tal da chimier...Uma delícia, minha mãe sempre fazia em casa...de preferência com melado...mamma mia...
Estar aqui, me trouxe doces lembranças...Você tem um encanto muito peculiar. PARABÉNS!
Pela forma como nos delicia com suas criações, e também, como nos alimenta o espírito com flores encantadoras.
Muita Luz para você

Beijos carinhosos

Namastê!